ACIM se reúne com a Codec para falar sobre o Distrito Industrial

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM) manteve reunião nesta terça-feira (22) com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Fábio Lúcio Costa; com o secretário Regional de Governo, Jorge Bittencourt; e com o ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki. Um dos objetivos foi falar sobre as demandas do Distrito Industrial em relação à manutenção, melhorias e, sobretudo, as facilidades que podem ser oferecidas ao investidor de fora que desejar instalar ali seu empreendimento.

Ítalo Ipojucan Costa, presidente da ACIM, sugeriu que um desses atrativos seja o pagamento parcelada das áreas e solicitou que seja feito uma grande ação de urbanização, a fim de melhorar a aparência do distrito, hoje com mato alto e algumas ruas deterioradas.

Fábio Lúcio disse que está em curso um trabalho para modernizar as Normas Gerais que regem o funcionamento da Codec, a fim de tornar mais flexíveis essas negociações e também de ampliar o raio de atuação da Companhia, transformando-a numa agência de atração de negócios.

O presidente da Codec anunciou ainda a criação de mais três Distritos Industriais no Estado, em Castanhal, Marituba e Santa Bárbara, e disse que eles terão um diferencial: as empresas que se instalarem nesses parques industriais formarão condomínios justamente para tratar da manutenção, da conservação dessas áreas.

Medida que não seria viável para os distritos já existentes – Ananindeua, Barcarena, Icoaraci e Marabá, uma vez que, para formar o condomínio é necessária a adesão de 100 por cento das empresas o que, certamente encontraria resistência.

Adnan Demachki, em sua fala, fez um breve relato de como deixou e a respeito da situação em que se encontram os projetos minerais para a região e a respeito da Ferrovia Paraense, este já em estado bastante avançado.

Ele sugeriu ainda que o sul e o sudeste do Estado comecem a investir na produção de soja, cultura que há anos vem transformando outras regiões do País e do Estado, como a de Paragominas, em áreas produtivas, gerando grande movimentação comercial e, consequentemente, emprego e renda.

Jorge Bittencourt novamente colocou a Secretaria Regional à disposição da ACIM e falou dos avanços já conquistados por vários municípios, com a maior aproximação do governo do Estado, por meio da Regional.

No detalhe, Ítalo Ipojucan, Adnan Demachki e Fábio Lúcio.

Para Fábio Lúcio, esse estreitamento entre a ACIM e os órgãos governamentais é sempre muito bom. Ele vem da iniciativa privada, foi presidente da Associação Comercial do Pará e ainda é presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa), e afirma que o trabalho desenvolvido pela diretoria da ACIM, de estar próximo do governo, é muito importante para a administração estadual.

 “A gente entende, enquanto Codec, que só a união de forças entre poder público e iniciativa privada pode desenvolver o município, a região e o Estado”, avalia Fábio Lúcio, observando que nesse tipo de encontro, em que todos falam, discutem frente a frente as demandas do setor e sobre como o governo pode contribuir, é sempre bom. “Valoriza bastante, não só o setor empresarial, mas a sociedade como um todo. A ACIM tem um trabalho muito forte aqui dentro de Marabá e com certeza absoluta com esse trabalho de união e parceria a gente evolui”.

Na opinião de Ítalo Ipojucan, é muito importante esse tipo de relacionamento porque a Codec tem uma participação extremamente importante dentro do contexto empresarial de Marabá, que é o Distrito Industrial.

O grande desafio hoje, afirma ele, é repovoar o Distrito Industrial sob uma nova plataforma de atração de novos negócios, a exemplo da Mercúrio, da Raizen, da Incinere, indústrias novas que já se instalaram no Distrito Industrial.

Segundo Ítalo, como a política do Distrito Industrial é gerida pelo Estado, a presença do presidente da Codec é extremamente importante para alinhar algumas prioridades de investimentos, que precisam de tomadas de decisão, como a recuperação de áreas, a urbanização de outras áreas e a viabilização de algumas ruas essenciais ao minidistrito.

“É muito importante a vinda do Fábio aqui. Desde que ele assumiu, sempre teve essa linha aberta com a ACIM, aceitando as orientações e as recomendações da Associação, naquilo que nós entendemos ser pertinente”, afirmou.

Ítalo desatacou ainda que igualmente importante é a presença de Adnan Demachki, porque hoje é a pessoa que pensa o desenvolvimento do Estado na sua macrodinâmica e foi o responsável pela implantação de grande parte dessas ações; e também a participação de Jorge Bittencourt, como secretario Regional de Governo e que está incumbido de fazer valer realmente a presença do governo no estreitamento das relações com a comunidade.

Por ASCOM/ ACIM