ACIM reúne empresas de energia solar e instituições financeiras para tratar de novos negócios

Com a participação de 18 representantes de nove empresas locais de sistemas de energia fotovoltaica – energia solar -, 11 gerentes de bancos e cooperativas de crédito e empresários associados, a ACIM promoveu, no último dia 24 de janeiro, o encontro “Energia Solar e Novos Negócios”, que ocorreu no auditório da entidade.

O presidente da Associação Comercial, Raimundo Nonato Araújo Júnior, abriu a reunião falando sobre uma das metas de sua administração, para o biênio 2019-2020, que é fortalecer o quadro de associados e, consequentemente, tornar a entidade mais forte na defesa dos interesses do empresariado local, numa relação em que todos saiam ganhando, ACIM e associados.

Explicou que é missão da ACIM gerar oportunidades e negócios e, desse modo, se tornar atrativa e atuar não só como representante das empresas e empresários, mas também oferecer cada vez mais vantagens para os associados.

Em seguida, ele falou da intenção da ACIM, de passar a utilizar energia fotovoltaica como forma de diminuir os custos de manutenção da sede da instituição e disse que, para esse fim, a Associação já possui rubrica em sua contabilidade. Porém, pretende abrir uma concorrência a fim de escolher a empresa que fará a instalação dos equipamentos e tratará do processo burocrático na concessionária de energia elétrica Celpa.

O consultor Klenio Santiago detalhou os termos gerais do projeto

O consultor Klenio Santiago assumiu a palavra falando, em termos gerais, do projeto. Logo depois foi a vez dos gerentes de bancos e cooperativas de crédito fazerem breve exposição sobre formas de financiamento para projetos de implantação de energia fotovoltaica, taxas de juros, prazo de financiamento e tempo de conclusão do processo, entre outros detalhes. Participaram representantes de Sicredi, Sicoob, Basa, Caixa Econômica Federal e Banco Santander.

Logo após a palavra foi franqueada aos representantes das empresas Carajás Energy, Solar Ecoenergys, Multi Solar, Projeto Negócio Imobiliário & Engenharia, Solar Prime, Carajás Tecnologia, Invest Solar, Ecoeng Solar e Global Solar. Todos fizeram um diagnóstico de suas empresas, falaram sobre os sistemas que gerenciam e também trocaram muitas informações com os gerentes das instituições financeiras.

Representantes das empresas tiveram a oportunidade de apresentar seu empreendimentos

Para o consultor Klenio Santiago, ao trabalhar para reduzir o custo do gasto de energia na ACIM, a entidade enxergou um nicho de mercado que há em Marabá, o potencial de clientes das empresas que estão instaladas na cidade e o leque que essas empresas oferecem com seus projetos de energia solar.

“Então, nós agregamos duas grandes forças, tanto na área de implantação quanto na de financiamento. Além disso, a ACIM cumpre a responsabilidade socioambiental, o que é bom para toda a comunidade e para o meio ambiente”, avaliou Klenio.

Gerentes de banco falaram sobre suas linhas de crédito para a energia fotovoltaica

Ele destaca que a ACIM trabalha para o desenvolvimento, com vantagens para seus associados, mas também com responsabilidade. “Vamos abrir uma concorrência para contratar a empresa que vai fornecer o sistema de energia solar. Será um processo transparente. Então, tivemos a oportunidade de conhecer os fornecedores e trazê-los para que eles participem da associação, prestigiem e façam novos negócios. Eles já vão entrar fazendo negócios, vão participar de um certame feito com a maior transparência”, concluiu Klenio Santiago.

ASCOM/ACIM