Com a participação de mais de 30 pessoas, entre empresários, gestores, líderes de equipe e vendedores, o primeiro curso do Programa CapacitACIM, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Marabá, foi um sucesso. A avaliação é do consultor Carlos Alexandre Neves, administrador com 27 anos de carreira, que ministrou o curso “Ciclo de Vendas – Encantando clientes, engordando o caixa!”. Ele disse ter ficado muito satisfeito com o interesse de tantas pessoas interessadas no assunto.
Uma dessas pessoas é o empresário Augusto Gomes, do ramo de móveis para escritório, que disse: “Fazia tempo que não me sentia dentro do meu mercado, foi uma troca de experiências muito boa. Foi genial”, acrescentando que, a cada Case apresentado por Carlos Alexandre, várias das situações exibidas se identificavam com o cotidiano da empresa dele.

Carlos Alexandre Neves, administrador com 27 anos de experiência, ministrou o curso
Sobre o conteúdo do curso – Ciclo de Vendas –, Carlos Alexandre disse que muitas pessoas que estão no mercado sabem o que é, mas não conseguem identificar. “Quando você pega essa teoria e apresenta, a pessoa consegue identificar o seu dia a dia fazendo a pré-venda, a venda, o pós-venda, mas de uma forma não organizada”, salienta ele.
Logo, o curso objetiva proporcionar condições de seguir os passos corretos, de maneira rápida, produtiva e planejada para alcançar resultados melhores. “Foi um momento de interação, com a participação de gestores, líderes de equipe, empresários e vendedores. Essa diversidade deu oportunidade de sinergia entre as pessoas, para que cada um saiba das expectativas do outro e isso demonstra o quanto é necessário participar desse tipo de curso”, avalia Carlos Alexandre.

Outro participante do primeiro curso do CapacitACIM, Matheus Fonseca, do ramo de pneus, disse que a iniciativa da ACIM é muito interessante e muito incentivadora, “tanto para quem já está no ramo, quanto para quem ainda está ingressando no mercado”, como ele. “Na minha opinião, a ACIM deve promover muito mais cursos como esse. O empresário de Marabá precisa muito para ter um melhor atendimento, que é um dos problemas do comércio”, opina.
Ingrid Pereira, administradora e proprietária da empresa Empreendedores, parceira da Associação Comercial no Programa CapacitACIM, disse que a ACIM tem um compromisso empresarial e social e, sendo a Casa do Empresário, nada mais justo do que promover o desenvolvimento do empresário, do gestor e de sua equipe.

Ela afirma que não vai haver melhoria, mudança, crescimento na prestação do serviço ou na venda do produto se, de fato, não houver alinhamento com o conhecimento constante, “porque o conhecimento liberta”. E enfatiza que é o conhecimento que vai trazer ideias novas. “Com isso, eles estarão capacitados a propor soluções melhores para os seus negócios. O mercado é e será cada vez mais dinâmico e isso vai exigir deles um novo estado mental”, alerta.
A Empreendedores, segundo Ingrid, é empresa de consultoria, mas focada no desenvolvimento e na expansão da mente das pessoas. “Nos sentimos muito honrados em ter recebido esse convite para tocar esse projeto com a ACIM. E acreditamos no projeto”, afirma.
ASCOM/ACIM