Em meio a coletiva de Imprensa, na tarde desta quarta-feira, 5, ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá), CONJOVE (Conselho de Jovens Empresários), Projeto MulheresACIM em Ação e o SINDICOM (Sindicato do Comércio Varejista de Marabá) lançaram oficialmente a Campanha Compra Consciente – Valorizando o Comércio Local, cujo objetivo é estimular as pessoas a comprarem no comércio da cidade.
Dessa maneira, os empregos serão mantidos, a geração de renda passa a acontecer e todo esse valor em negócios, toda essa agregação de valores será transformada em mais qualidade de vida para Marabá. “Então, com esta campanha, todos nós envolvidos estamos convidando a cada um dos empresários, associados ou não, a participarem desta campanha maravilhosa”, conclamou o presidente da ACIM, Raimundo Nonato Araújo Júnior.
Ele explicou que para o associado da ACIM, adimplente, a adesão à campanha não tem o menor custo, todos recebem um kit gratuitamente. Para participar, basta acessar um link e fazer a inscrição.
“Para os não associados, eles podem optar em se associarem à ACIM e deixarem de pagar pelo kit de adesão ou então eles podem, mesmo não sendo ou não se tornando associados, fazerem a adesão à Campanha Compra Consciente em Marabá”, detalhou o presidente da ACIM.
A Campanha vai premiar 23 consumidores do mercado local, com 22 vale-compras, cada um no valor de R$ 500,00, e o prêmio maior, uma motocicleta Honda POP 110i, avaliada em aproximadamente R$ 6 mil, totalizando R$ 17 mil em premiações. Com isso, avalia Raimundo Júnior, haverá uma retomado do comércio local e a economia da cidade se desenvolverá mais ainda.
Conforme a campanha, a cada R$ 50,00 em compras, o cliente, automaticamente, ganha um cupom, preenche e deposita nas urnas que estarão nas empresas participantes. Ao final da campanha acontece o sorteio, na frente da sede da ACIM, em meio a programações culturais que estão sendo desenvolvidas para esse grande momento, marcado para acontecer em 5 de setembro.
Para o comércio, a Campanha Compra Consciente em Marabá foi lançada na terça-feira, 4, e nesta quarta-feira, 24 horas depois, 22 empresas já haviam aderido. ACIM, CONJOVE, MulheresACIM em Ação e SINDICOM esperam a adesão de mais de 300 empresas, tendo em vista que o objetivo é envolver ao máximo o empresariado marabaense e fazer com que ele desenvolva e fortaleça o mercado local.
“Toda vez que alguém compra fora do mercado de Marabá gera empregos fora de Marabá, gera impostos para cidades fora de Marabá e também gera renda para outras cidades. Por isso que nós estamos fazendo a campanha com o nome de Compra Consciente, porque toda vez que eu compro no mercado local, estou fortalecendo a qualidade de vida da minha cidade”, argumenta Júnior.
Ele adverte, entretanto, que, apesar de um dos objetivos da campanha ser ampliar as vendas, é preciso tomar cuidado para evitar aglomerações. “Nós ainda estamos em fase de pandemia e não podemos relaxar com os cuidados. Inclusive, reiteramos o pedido encarecido para que toda a comunidade de compradores de Marabá continue usando as máscaras e, para os empresários, que não admitam, em hipótese alguma, que pessoas sem o uso de máscaras entrem em seus estabelecimentos”, adverte o presidente da ACIM.
Para Raimundo Júnior, “todos nós somos responsáveis pelo bom estado e controle da pandemia” no município: “Marabá está muito bem, dando um exemplo para o Estado e nós precisamos manter as boas práticas para que essa condição continue e nós não tenhamos o revés de fechamento de áreas comerciais”.
Para o vice-presidente do SINDICOM, Raimundo Alves da Costa Neto, com o consumidor comprando em Marabá, em pouco espaço de tempo a economia local vai se recuperar, inclusive com a retomada da geração de empregos. “Só depende de nós, comerciantes, e do consumidor. Produtos é que não faltam, os comerciantes estão prontos, aguardando, preparados. Temos aí o Dia dos Pais e também vamos ter o Dia da Criança e as empresas estão preparadas para isso”, enfatizou Neto. Assim como Júnior, ele destacou que os protocolos sanitários devem ser obedecidos tanto pelo cliente quanto pelo empresário.
ASCOM/ACIM