COMISSÃO DA ACIM BUSCA APOIO E SOLUÇÕES PARA DESTRAVAR DESENVOLVIMENTO DE MARABÁ E REGIÃO

Uma comissão de dirigentes da ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá), formada pelos conselheiros Ítalo Ipojucan Costa e Delano Remor, e pelo segundo vice-presidente João Tatagiba, se reuniu no último dia 26 de julho, um sábado, em Marabá, como o senador da República Zequinha Marinho (PSC-PA). Na ocasião, os representantes da Associação Comercial expuseram ao político paraense os diversos entraves enfrentados frequentemente por Marabá e pela região na busca pelo seu desenvolvimento e as várias questões que envolvem o assunto.

O senador Zequinha Marinho ouviu atento e, prontamente, se dispôs a ser o portador dessas reivindicações, alinhando-se à luta dos empreendedores locais e se colocando como canal de acessibilidade na condução da dinâmica juntos aos agentes envolvidos, em todas as esferas de Governo.

No dia 3 de agosto, em Belém na companhia de Zequinha Marinho, em agenda já resultante da atuação do senador, a Comissão esteve reunida com o Sindicato dos Hotéis e Restaurantes, onde, em encontro com o presidente da Equatorial e executivos do grupo, várias pendências  que preocupavam o setor hoteleiro marabaense foram resolvidas favoravelmente. Nessa reunião também esteve presente o presidente do Sindicato dos Hotéis e Restaurantes de Marabá, Dauro Remor.

No mesmo dia, à noite, a equipe participou de jantar com o presidente da Faciapa (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará) Fábio Lúcio Costa e com o diretor Sérgio Bitar. O jantar teve a presença do desembargador José Maria do Rosário, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Na ocasião, a conversa girou em torno de questões do setor produtivo da entidade e planos de desenvolvimento.

No dia seguinte, 4, com o intuito de estreitar relações com o Governo do Estado, a equipe esteve reunida com o secretário de Estado de Desenvolvimento, Parsifal Pontes, e com o secretário de Estado de Transportes, Pádua Andrade. Na reunião a Comissão relatou os entraves existentes para a captura de negócios, necessidade de proximidade com agentes do Estado para juntos trabalharem cenários factíveis.

Exemplificou, ao longo da reunião, casos pontuais e que necessitam de ação de governo, como, por exemplo, a ocupação criminosa, patrocinadas por agentes políticos, do Distrito Industrial de Marabá, Fases I e II, de propriedade do próprio Estado, e de fundamental importância para a dinâmica futura desse polo industrial  que, em função da ocupação, restará comprometida.

Aconteceu, ainda, a construção de agenda de empresários locais com Chefe do Executivo Estadual, de forma a oportunizar, a tais empreendedores, a exposição dos seus projetos e eventuais dificuldades que enfrentam onde a política de estado é determinante para destravamentos.

Entre outros objetivos em construção, um dos resultados dessa importante agenda já se concretizou. Na quinta-feira, 6, de agosto, em audiência viabilizada pelo senador Zequinha Marinho, o governador Helder Barbalho recebeu o CEO da Pró-Logística/Aprosoja, Edeon Vaz, e  investidores em logística da área portuária para tratar de investimentos na região.

Em outro encontro a Comissão se reuniu com o vice-presidente da Fiepa (Federação das Indústrias do Estado do Pará) e presidente do CIP (Centro das Indústrias do Pará), José Maria Mendonça, quando foram abordados vários aspectos do desenvolvimento regional. Ao final da reunião, ele foi convidado a participar, em Marabá, no próximo dia 12, da solenidade de posse do empresário Antônio Carlos Miranda no Conselho Superior da ACIM.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *