A ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá) e o CONJOVE (Conselho de Jovens Empresários), órgão permanente da entidade empresarial, enviaram ofício ao Governo do Estado, por meio do secretário Regional do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, apelando para que o governador Helder Barbalho, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública, possa ampliar o número de leitos do Hospital Regional Público do Sudeste “Dr. Geraldo Veloso”, embora esforço nesse sentido já venha sendo feito.
A preocupação das duas entidades se dá pelo avanço da segunda onda da doença, inclusive com uma cepa mais agressiva, conforme anunciou o próprio governador em vídeo divulgado nas redes sociais, afirmando que ela já se encontra em nosso Estado, onde entrou pela região oeste.
Segue a íntegra do ofício, assinado pelos presidentes da ACIM, João Tatagiba, e do CONJOVE, Kessiana Soares:
“Excelentíssimo Governador do Estado do Pará
Senhor Helder Zahluth Barbalho
Na pessoa do Senhor Secretário João Chamon
A ACIM – Associação Comercial e Industrial de Marabá – e demais entidades da Sociedade Civil Organizada, signatárias deste documento vêm respeitosamente a Vossa Excelência solicitar o encaminhamento do que versamos abaixo ao Exmo. Senhor Governador do Estado onde ressaltamos a nossa preocupação acerca da pandemia no nosso Estado e na nossa disposição em ajudar as ações do governo na região de Marabá.
As entidades preocupadas com o avanço da segunda onda da pandemia do novo coronavírus, já vivenciada em todo o País e com a intenção de evitar que esse cenário venha a piorar no município, penalizando ainda mais a população bem como o comércio e a indústria, vêm respeitosamente solicitar mesmo que já estejam tomando as providências devidas, que aumentem ainda mais o número de leitos para pacientes de covid-19 no Hospital Regional de Marabá, de forma preventiva. Ou, até mesmo, o retorno do Hospital de Campanha.
Na oportunidade, alertamos à população em geral que o perigo de contaminação ainda é real e iminente por meio de ações que visam reforçar as diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde.
Por isso, é extremamente importante que todos se conscientizem do perigo de contrair o novo coronavírus e não deixem de seguir os protocolos sanitários.
Desta feita, solicitamos mui respeitosamente que acolha este ofício como solicitação mediante o cenário preocupante que se apresenta, ao todo, restando à sua disposição para ajudá-los em seus préstimos que essenciais são no combate desta crise.
Sem mais e na certeza de vossa compreensão, reiteramos votos de elevada estima e distinta consideração.
Marabá, Pará em 21/01/2021″
ASCOM/ACIM