Em continuidade às reuniões de esclarecimentos sobre a nova etapa do e-Social, a ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá) promoveu na noite de ontem, segunda-feira (24), mais um encontro, desta feita entre o técnico em Segurança do Trabalho e consultor Marcos Ferreira do Nascimento, o auditor do Trabalho Charles Gonzaga Oscar e empresários associados à entidade. O evento se deu no auditório da Tratorpeças. A primeira reunião aconteceu no último dia 10, no auditório do Senai, e teve a presença de contadores e chefes de RH. A reunião de ontem também foi transmitida pelo Instagram.
Marcos Nascimento disse que o objetivo era levar para os empresários a informação com relação à sua responsabilidade, diante do sistema do governo, que pode impactar financeiramente sua empresa, caso não tenha uma boa gestão, que possa ser integrada e que dê tranquilidade ao empregador. “Ou seja, ela vai conseguir enviar as informações da sua empresa para o sistema e o sistema vai receber essas informações”, ressaltou.

“A grande mudança é que, antigamente, havia um documento chamado PPRA e esse documento deixou de existir no último dia 3 de janeiro. Agora há um documento que vai ficar e também vai ter a informação. Ou seja, as empresas, a partir de agora, terão de fazer o laudo técnico que vai demonstrar ao INSS que aquela empresa tem ou não uma atividade especial. Então há uma importância muito grande de se explicar isso, porque há muitos questionamentos, muitas dúvidas e vamos trazer o máximo de informações necessárias para que o empregador possa entender a sua responsabilidade”, disse Marcos antes da palestra.

Charles Oscar, que também falou aos empresários, disse que a reunião servia para divulgar informações que são muito importantes, mas que muitas vezes o empresário não tem acesso a elas ou, quando tem, não é de forma adequada. “Essa reunião vem esclarecer diversas dúvidas, porque, desde 10 de janeiro, há a obrigatoriedade de empresas dos grupos 3 e 4 enviarem essas informações de Saúde e Segurança do Trabalho, deixar claro para eles quais os documentos que vão subsidiar esse envio e tentar tirar dirimir qualquer dúvida em relação a isso”, destacou.

O Presidente da ACIM, João Tatagiba, disse que o objetivo da reunião foi levar conhecimento, levar informação ao empregador, sobre essas novas ações “porque são responsabilidades que ficaram a cargo das empresas.”
“Como a Associação Comercial é uma entidade que sempre trabalhou em prol do setor produtivo, nós convidamos grande parte das empresas, on-line e presencialmente, para que participassem dessa palestra, por ser de muita importância, uma vez que atrás disso há penalidades, quando não se cumpre essas normativas. Então, o nosso objetivo é manter a todos bem informados para que não sejam penalizados”, salientou.
ASCOM/ACIM