O CONJOVE (Conselho de Jovens Empresários de Marabá) passa a fazer parte desde hoje, 23 de maio de 2018, da CONAJE (Confederação Nacional de Jovens Empresários). O ingresso da entidade marabaense foi referendado, por unanimidade, pelos representantes dos 23 Estados que participam da 85ª AGO (Assembleia Geral Ordinária) da Confederação, que acontece em Goiânia (GO). O presidente do CONJOVE, Caetano Reis Neto, comemora o fato, destacando que, assim, consegue cumprir mais um compromisso assumido por ocasião de sua posse: “Não deu para acontecer em fevereiro, mas aconteceu agora: somos a 38ª entidade jovem do País participando da Confederação”.
O CONJOVE é uma entidade vinculada à ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá), que congrega jovens empresários com idade até 40 anos. Anualmente realiza programas como: Feirão do Imposto, Bate-Papo Empreendedor, Visitas Empresariais, Natal Solidário, Prêmio Jovem Empreendedor do Ano, Saldão de Aniversário e Liquida Geral.
Para Caetano, o ingresso na CONAJE vem ao encontro dos objetivos do CONJOVE, que são: interagir, capacitar, promover e assessorar jovens empresários.
O principal objetivo é o desenvolvimento e o apoio ao setor comercial e industrial de Marabá, permitindo principalmente aos associados uma forma de representatividade política, contribuindo para o desenvolvimento de negócios imediatos, em curto ou longo prazo. O conselho foi reativado em 2009, desde 2014 é presidido por Caetano Reis e conta com 60 membros.
“Vai haver eleições agora, a partir do final do ano, e a gente vai começar a conquistar os nossos espaços aqui dentro. Quem sabe poderemos fazer parte de alguma coordenação ou de alguma diretoria nos próximos anos”, avalia Caetano.
A próxima Assembleia Geral da CONAJE será em Tubarão (SC), terra natal do presidente da entidade, Guilherme Gonçalves, de 15 a 17 de agosto, uma semana depois do encerramento do Liquida Geral em Marabá. Até lá, projeta Caetano, já vai haver alguns trabalhos, além dos já citados, para que o CONJOVE possa apresentar e demonstrar.
“Eles ficaram bastante empolgados e nos parabenizaram por termos essa quantidade de negócios sendo aplicados não só para Marabá, mas também para a região porque acaba multiplicando”, conta o presidente do CONJOVE, reforçando que está muito satisfeito pelo Conselho ter sido aceito.
“Aqui, em Goiás, tem um grande movimento de empreendedores e eles também gostaram muito de conhecer as nossas ações. Também existe um movimento muito grande dentro da Confederação, que é a principal entidade do empreendedorismo jovem no Brasil”, comenta.
Agora, segundo ele, a Confederação vai ter uma posição também em relação à política assim como um aperfeiçoamento na posição do empreendedorismo para ofertar e oportunizar mais capacitação, mais formas de desenvolver todos os membros participantes, seja aqueles que são indicados pelos seus conselhos ou associações. “Existem conselhos de jovens empresários e associações de jovens empresários e empreendedores”, explica Caetano.
No Pará, lembra ele, é só conselho, mas, no Maranhão, há conselhos e associações e a expectativa é de que, até 2020, a Confederação seja bem mais fortalecida atingindo todos os Estados da Federação como também um maior número chegando a 50 conselhos ou associações presentes dentro da entidade.
Reconhecimento
Para o vice-presidente da ACIM, Eugênio Alegretti Neto, o ingresso do CONJOVE à CONAJE é um reconhecimento pelo trabalho que o Conselho de Jovens Empresários vem desempenhando em Marabá, que vem extrapolando as fronteiras do município e do Estado e ecoando em nível nacional.
“É uma demonstração do potencial que o CONJOVE de Marabá tem, no sentido de desenvolver trabalhos na cidade, que se transformam em referência nacional. E, de agora em diante, aumenta ainda mais esse potencial do CONJOVE, aumenta a rede de relacionamento e aumenta a capacidade de ecoar esse trabalho”, avalia Alegretti.
Poe ASCOM/ACIM