O CONJOVE (Conselho de Jovens Empresários) da ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá) lança nesta terça-feira, 3, a partir das 18 horas, no auditório da entidade, o 3º Liquida Geral Marabá. A campanha acontece desde 2016 e já faz parte do calendário de eventos do comércio da cidade, assim como o Feirão do Imposto, que recentemente aconteceu pelo oitavo ano consecutivo, e o Saldão de Aniversário, que acontece desde o ano passado.
Este ano, além da participação do Sebrae Marabá e do Sindicato do Comércio Varejista de Marabá, o Liquida Geral conta com o apoio da Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.
Nesta terceira edição, segundo o presidente do CONJOVE, Caetano Reis Neto, a entidade tenta trazer inovações e novas ferramentas para atender à demanda do comerciante local. “As nossas campanhas são voltadas para o aquecimento do comércio, para um melhor desempenho das empresas marabaenses estabelecidas no comércio local”, observa ele.
Nesse contexto, Caetano salienta que a campanha vem conseguindo também a adesão de grandes empresas comerciais estabelecidas na cidade, que acabam também participando e seguindo a mesma corrente.
“Então, o nosso propósito é o fortalecimento do comércio local, a união das entidades de classe e também o fortalecimento do comerciante, para que ele possa vender mais e melhor, e também dos funcionários, que acabam vendendo mais nessas campanhas”, afirma Caetano Reis.
Ele garante que existem empresas que desde o 1º Liquida Geral, em 2016, obtêm os melhores resultados do ano dentro dos dois dias de campanha, tornando incontestável o impacto positivo que a ação proporciona a esses comércios.
“Engana-se quem acha que é uma campanha voltada para grandes empresas. Não é”, afirma o presidente CONJOVE, explicando que a campanha é aberta, tem diferimentos e benefícios para quem é associado da ACIM ou filiado ao Sindicato do Comércio Varejista de Marabá, o que não impede que as que não são ligadas as essas entidades participem.
“Nós temos um crescimento de campanha, comparando 2017 a 2016, tanto no Saldão de Aniversário quanto no Liquida Geral, de mais empresas que não estão associadas às duas entidades do que de empresas ligadas a elas”, compara Reis Neto, reafirmando que a campanha está aberta à microempresa individual, à micro, pequena, média e à grande empresa.
Caetano afirma que este ano o Liquida Geral vem com novidades, como a antecipação da data da realização, que será em agosto, no final de semana do Dia dos Pais, nos dias 10 e 11, em razão da realização da Expoama, que passou para setembro; e das eleições de outubro próximo.
“Só que as duas capacitações que antecedem os dias de campanha acontecem desde o início de agosto. Nós vamos trabalhar durante todo o mês de julho, quando teremos as adesões. Já no dia 1º de agosto teremos ação, depois outra ação na semana seguinte e aí tudo vai culminar nos dias 10 e 11”, detalha o presidente do CONJOVE.
A segunda novidade – anuncia Caetano Reis – é que haverá diferimento para aqueles que aderirem mais kits, compostos por: camisas da campanha para os funcionários, bandeirolas e a fixação de um selo, já a partir de julho, nas lojas que aderirem ao Liquida Geral.
A terceira novidade é uma capacitação sobre como usar as redes sociais na comercialização de mercadorias e serviços, tanto na parte do e-comerce, para quem já tem site, quanto na área digital voltado para as redes sociais.
Nesta, terça-feira, durante a apresentação da campanha, o CONJOVE anunciará o valor dos kits e falará sobre os palestrantes das capacitações de e-comerce, marketing digital e de motivação de vendas.
Em 2017 nada menos que 125 empresas aderiram e tiveram, nos dois dias, o expressivo faturamento de R$ 9,4 milhões. Além disso, foram gerados 98 empregos temporários. Cento e vinte e duas dessas empresas eram micro, pequenas e médias, apenas três eram consideradas de grande porte.
Por ASCOM / ACIM