III Café com Negócios da ACIM, sobre o e-Social, superou a expectativa de público

O 3º Café com Negócios, promovido pela ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá), que abordou o tema “e-Social” e aconteceu na última sexta-feira (29), superou a expectativa de inscrições e participação. Antes marcado para o auditório da entidade, na Praça Duque de Caxias, teve de ser transferido para o auditório do Carajás Centro de Convenções “Leonildo Borges Rocha”, tal o interesse pelo assunto de empresários, encarregados de departamentos de Recursos Humanos e contadores.

O e-Social é um novo sistema de registro, elaborado pelo governo federal, para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. De forma padronizada e simplificada, vai reduzir custos e tempo da área contábil das empresas na hora de executar 10 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

Facilitadores das minipalestras oferecidas a cerca da nova plataforma para envio de informações no e-Social.

Todas as informações coletadas pelas empresas vão compor um banco de dados único que abrangerá mais de 40 milhões de trabalhadores e contará com a participação de mais de 8 milhões de empresas, além de 80 mil escritórios de contabilidade.

Com a proximidade da data em que o novo sistema entra em vigor – 16 de julho – aumenta a procura por maiores informações, tendo em vista que ainda muitas dúvidas, da parte dos segmentos envolvidos, quanto às mudanças.

Como sempre atua com o objetivo de dar suporte aos seus associados em todos os momentos, mas, sobretudo, diante das mudanças que ocorrem tanto na economia quanto aos projetos de desenvolvimento previstos para o município e mudanças de procedimentos fiscais ou administrativos, a ACIM mais uma vez levou especialistas a explanar e esclarecer dúvidas de associados e também de não associados.

Joel Monteiro, Delegado do CRC, seção Marabá.

Ao abrir o ciclo de minipalestras, o primeiro-vice-presidente da ACIM, Eugênio Alegretti Neto, agradeceu a presença dos associados e saudou aos não associados, destacando que essa é uma das vantagens de fazer parte da Associação Comercial, o suporte que a entidade oferece aos seus membros.

Eugênio disse que hoje a ACIM detém informações sobre qualquer empreendimento que se instala em Marabá e região, podendo fornecer aos associados dados precisos e preciosos quanto esses novos negócios. Salientou ainda que o associado da ACIM tem ainda outras vantagens como convênios como: Consulta de crédito SCPC BOA VISTA e plano de saúde médico e odontológico, além de assistência jurídica, entre outras vantagens.

Fernanda Melo, auditora do Ministério do Trabalho.

O vice-presidente da ACIM também informou que a Associação tem orientado a formação de Câmaras Setoriais, como a dos Lojistas de Shoppings de Marabá, que facilitou o entendimento dos lojistas do Pátio Marabá com a administração daquele empreendimento; e a dos Postos e Distribuidores de Combustíveis, cuja atuação foi decisiva no desbloqueio das rodovias que dão acesso a Marabá, durante a greve dos caminhoneiros.

A programação seguiu com explanações detalhadas de Daniel Reis, auditor fiscal da Receita Federal; Joel Monteiro da Silva, delegado do Conselho Regional de Contabilidade; Fernanda Melo, auditora do Ministério do Trabalho; Anildo Vieira, contador e professor universitário; e Marcelo Araújo, coordenador do Sebrae/PA em Marabá.

Após as exposições, o público participou ativamente fazendo perguntas e questionando algumas mudanças. Ninguém saiu sem resposta, todas as dúvidas foram esclarecidas pelos especialistas. A seguir foi servido um coquetel aos participantes e palestrantes.

O representativo público presente ao evento conferiu absoluto sucesso a terceira edição do Café com Negócios da ACIM.

O Centro de Convenções

A maioria das pessoas que lotou o auditório, de 550 lugares, do Carajás Centro de Convenções “Leonildo Borges Rocha” não conhecia o maior espaço de eventos da região, entregue pelo governo do Estado no final de 2017 e hoje administrado pela Pará 2000, tendo como diretor Mauro Souza, ex-presidente da ACIM e também diretor da entidade.

Além desse auditório, o Centro conta ainda com um moderno teatro com 1.200 lugares e toda a estrutura para grandes espetáculos, salas multiuso que podem ser empregadas para treinamento e seminários, mas que, se transformam, caso seja necessário, em espaço para outras atividades que exijam uma área maior e um espaço de feiras e shows que comporta um público de 10 mil pessoas. O empreendimento, que fica no Bairro Quilômetro Seis, na margem da Rodovia BR-222, tem pista de acesso exclusiva e amplo estacionamento.

Só neste ano de 2018, o Centro de Convenções já abrigou dois grandes eventos, o Salão do Livro de Marabá; e a InterCorte, ambos reunindo grandes públicos, além de formaturas, eventos religiosos, entre outros eventos que exigem espaços amplos, confortáveis e com infraestrutura adequada.

Por ASCOM/ ACIM