ACIM mais uma vez atendeu aos anseios do empresariado com o Workshop “Como fornecer para a indústria”

Foi coroado de sucesso e elogiado unanimemente pelos participantes o Workshop “Como fornecer para a indústria”, promovido na noite do dia 30 de outubro pela ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá), exclusivo para os associados da entidade, tendo em vista os grandes empreendimentos instalados na cidade e na região e os que estão por vir. A palestra teve o objetivo de orientar e preparar o empresário para que este possa disputar, em pé de igualdade, com fornecedores, geralmente de fora, que vencem concorrências aqui, muitas vezes porque as empresas locais, embora tenham serviços e produtos à altura para oferecer, não estão preparadas burocraticamente.

O workshop foi aberto pelos diretores Raquel Oliveira Miranda, Lucineide Fortaleza Oliveira e Flávio de Souza, e pela executiva de Relacionamento/Comercial, Quelma Gonçalves. Todos falaram da importância da palestra e do interesse da ACIM em preparar seus associados para o mercado, sobretudo em razão das exigências dos grandes clientes, que primam por contratar empresas que se apresentem organizadas e aptas para fazer negócios.

O facilitador foi o jovem engenheiro de Produção Lucas Lourinho, coordenador de Planejamento e Controle do sistema Redes, órgão da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), expert no assunto e que atou com as empresas de Canaã dos Carajás por ocasião da implantação do Projeto S11D pela mineradora Vale.

Durante o workshop ele repassou aos empresários noções básicas do que eles devem ter para se cadastrar em portais de compras das grandes indústrias do Pará, “Quando surgir uma demanda, o empresário já tem de estar preparado, com os documentos, mas isso não é uma coisa tão simples assim e o resultado é que muitos perdem a chance de ganhar contratos por causa disso”, explicou Lourinho, que tem especialização em  Engenharia de Qualidade.

“As grandes empresas pedem muitos pré-requisitos, são muito exigentes, mas, se o empresário se preparar antes, ele consegue atender perfeitamente”, afirmou Lucas que durante a palestra disse aos empresários porque eles têm se preparar, o que devem ter sempre em mãos, como têm de fazer, por que têm de ficar atentos e estarem sempre atualizados e mostrou o caminho para que consigam bons contratos.

Lucas Lourinho, coordenador de Planejamento e Controle do sistema Redes, órgão da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

Lucas fez questão de reforçar, em vários momentos, que o maior entrave do empresário ao tentar negociar com as grandes empresas tem sido a documentação básica, como, por exemplo, falta de um cartão CNPJ aderente ao serviço que ele vai prestar: “Às vezes não tem o contrato social, às vezes não checou se está regularizado no INSS ou no FGTS e passou despercebido, porque muitas empresas deixam isso na mão do contador e não ficam checando. Então, quando surge uma demanda e a empresa consulta o CNPJ e constata irregularidade esse empresário já fica fora do processo”, detalhou ele.

Para empresário Julimar Carvalho, do ramo de lubrificantes, esse tipo de workshop patrocinado pela ACIM é muito importante, pois “o saber sempre evolui a nossa espécie e, no segmento comercial não é diferente”.

“É fundamental que saibamos como proceder e assim todos saem ganhando, o empresário como fornecedor e cliente como adquirente do produto ou serviço oferecido”, opinou ele, afirmando que a falta de conhecimento é sempre um complicador o empresário perde clientes se não souber como fazer os processos.

Na opinião do empresário Kildare Miranda, do ramo de máquinas industriais, o conhecimento que ele adquiriu no workshop, certamente vai agregar ao que já possui, a fim de que sua empresa esteja mais bem preparada na hora de participar de licitações, de tomadas de preços, sendo, de forma ainda mais positiva, uma empresa participante desses processos.

Raquel Oliveira Miranda, Lucineide Fortaleza Oliveira e Flávio de Souza, e executiva de Relacionamento/Comercial, Quelma Gonçalves, comentam a importância do workshop e outros eventos realizados pela ACIM.

Kildare vê esse tipo de iniciativa da ACIM, como muito importante “para a nossa região, para o empresariado, para que todos estejam cada dia mais atualizados e muito mais competitivos para esse mercado, que cada vez tem mais concorrentes no dia a dia”.

Raquel Miranda, diretora da ACIM, disse que entidade mais uma vez cumpre sua missão, que é de dar suporte ao empresário de Marabá, tanto no que diz respeito à qualificação, quando à assistência jurídica, à consultoria e a outras vantagens proporcionadas aos associados.

Por ASCOM / ACIM