Empresários se preparam para grandes concorrências em mais um workshop oferecido pela ACIM

Dentro da programação de constante qualificação e atualização de seus associados, a ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá) proporcionou na noite de ontem, 4 de dezembro, o Workshop “Formação de Preços e Elaboração de Propostas às Indústrias”, ministrado pelo coordenador de Planejamento e Controle do Sistema Redes, órgão da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa),  Lucas Lourinho. Foi um treinamento simulado, que a Associação Comercial trouxe a Marabá, atendendo a apelos de participantes do Workshop “Como Vender para a Indústria”, ocorrido no final de outubro e muito elogiado pelos associados, também ministrado por Lourinho.

O Workshop foi aberto pela Executiva de Relacionamento da ACIM, Quelma Gonçalves, que agradeceu a presença de todos e passou a palavra para o Diretor Executivo Flávio Corrêa.

Flávio, por seu turno, falou da importância desse tipo de qualificação proporcionado pela Associação Comercial gratuitamente aos associados, com a intenção de que possam concorrer de igual para igual com qualquer empresa a fim de fornecer para os grandes empreendimentos.

“É importante que todos se mantenham atualizados e capacitados, porque grandes empreendimentos estão chegando a Marabá e à região em 2019. Por isso, é imprescindível que todos estejam preparados. Não se pode mais ver o cavalo passar, selado, e não montar nele. Os empreendimentos, com certeza, estão chegando e o empresário local tem de estar preparado para eles”, reforçou Flávio.

Lucas Lourinho, durante o Workshop, observou que, muitas vezes, uma proposta mal preparada pode tirar uma empresa da concorrência. Por isso, disse que uma boa proposta comercial vai bem além de oferecer um bom preço.

Para ele, conta muito a maneira com que a pessoa apresenta sua empresa, o que escreve na proposta, os itens de diferenciação, a informação de algum tipo de certificação da empresa, a apresentação de um fluxograma de como vai ser a execução do projeto, os procedimentos, etc. “Isso conta muito para que a proposta tenha uma fundamentação técnica e teórica”, disse ele.

“Quando algum comprador ou gestor pega uma proposta desse nível, já vê com um olhar diferente, pois, percebe que aquela empresa é bastante profissional e pode ser que realmente consiga atendê-lo”, observa Lucas, afirmando que é muito diferente do que mandar apenas uma apresentação em Power Point ou somente uma planilha de preços.

 “E, dependendo do tipo de serviço que a empresa pretende prestar, vale à pena até fazer uma proposta um pouco mais robusta, com acervos técnicos, currículo técnico das pessoas que vão participar etc. Isso é uma diferenciação muito grande e conta bastante mesmo”, aconselha o especialista, acrescentando que a grande falha que as empresas cometem é justamente na simplicidade da proposta.

Quanto à observação feita por alguns participantes do Workshop anterior – “Como Vender para a Indústria” -, de que muitas vezes a empresa, por não conhecer certos critérios de precificação, acaba “pagando para trabalhar”, Lourinho afirma que isso acontece bastante, até por falta de atenção.

“Muitas empresas, quando vão precificar, não colocam o valor correto dos encargos sociais, fazendo com que a mão de obra, que custa determinado valor, na hora da prestação do serviço tenha esse valor acrescido. Isso, daí a cinco ou seis meses, vai, com certeza pesar no bolso do empresário”, adverte ele.

Lucas lembra ainda que, se o empresário não tem a clareza suficiente sobre todos os procedimentos que serão efetuados durante o projeto, “também vai pecar”, porque é muito difícil, com o contrato em andamento, querer montar tudo e, realmente, “vai trabalhar só para manter o contrato para não perder a oportunidade e acaba não tendo o lucro esperado”.

No decorrer do Workshop, os participantes foram divididos em grupos representando empresas fictícias, e participaram de uma concorrência simulada, quando várias dúvidas que ainda coexistiam foram dirimidas.

Assim como o primeiro, o Workshop de ontem também foi muito elogiado. Ergino Ferreira, um dos empresários participantes, disse que é muito importante a qualificação permanente que a ACIM fomenta: “Daí a importância de ser associado. Sem custo algum a ACIM traz essas informações tão valorosas e importantes, as quais, com certeza, vamos aplicar no nosso dia a dia e melhorar ainda mais os nossos negócios. E é esse o intuito da Associação Comercial, trazer grandes benefícios”.

Gedenilson Moura, outro empresário que participou do Workshop “Formação de Preços e Elaboração de Propostas às Indústrias”, afirmou que todos estão sempre em busca de conhecimento, levando isso para as empresas transformando em ganhos.

“Em verdade, hoje o administrador tem de trabalhar em cima de redução de custos para aumentar os lucros. E, sabendo o valor daquilo que você está pagando, da mercadoria que está chegando para você, o valor com que ela está chegando, isso vai afetar nos resultados desses valores. Então, é interessante sim ter um conhecimento na hora de elaborar os valores da mercadoria para o consumidor final”, avaliou Moura.

Por ASCOM/ ACIM