A festa de posse da nova Diretoria da ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá), na noite da última sexta-feira, 15, na Churrascaria Tertúlia, foi bem mais que um momento de comemoração. Foi um momento de congraçamento das duas equipes – a que estava saindo e a que assumiu – com o mundo empresarial local, representado pelos associados, e com o mundo político e convidados, inclusive de outros municípios, que, ao final, se traduziu numa única frase, proferida pelo novo presidente, Raimundo Nonato Araújo Júnior: união para fortalecer ou “Unidos somos mais fortes”, que é o slogan da nova administração para o biênio 2019-2020.
Fizeram parte da Mesa Diretora dos trabalhos, além de Raimundo Nonato Júnior, Cláudia Aparecida Felipe, vice-presidente da ACIM; Ítalo Ipojucan Costa, ex-presidente da ACIM; Ricardo Pugliese, ex-diretor da entidade e secretário municipal de Indústria, Comércio, Mineração, Ciência, Tecnologia e Turismo, que representou o prefeito Sebastião Miranda Filho; Karam El Hajjar, secretário municipal de Planejamento e Gestão; e Félix Miranda, presidente do Sindicato do Comércio de Marabá (SINDICOM) e membro do Conselho Superior da ACIM.
Representando o mundo político sentaram à mesa: o vereador Pedro Correa Lima, presidente da Câmara Municipal de Marabá; Antônio Carlos Cunha Sá – Toni Cunha -, deputado estadual, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Pará; e o secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, que representou o governador Helder Barbalho.
Ao longo da cerimônia, os discursos foram de agradecimento, congratulações e reconhecimento do valor que a ACIM representa para o município de Marabá. O que começou a ser manifestado pelo mestre de cerimônia, professor Melquíades Justiniano da Silva, que, ao abrir o evento, fez uma retrospectiva da existência da Associação Comercial.
Recordou a fundação da entidade, em 1972, criada para ser a voz do empresário marabaense, mas que, ao longo dos anos, assumiu o protagonismo do desenvolvimento socioeconômico do município, lançando seus reflexos também sobre a região sudeste do Estado.
“A trajetória da ACIM se confunde com a luta de notáveis empreendedores, visionários, que, com seriedade, compromisso e amor a Marabá transformaram a Associação Comercial em uma das mais sólidas entidades de classe do município”, disse Melquíades.
Em seguida, o presidente do CONJOVE (Conselho de Jovens Empresários), órgão permanente da ACIM, Caetano Reis Neto, discursou e iniciou sua fala agradecendo ao ex-presidente Ítalo Ipojucan, que presidiu a Associação Comercial por três mandatos, dois deles consecutivos.
Lembrou que Ítalo deu “toda e plena atenção às ações do CONJOVE, o que foi de suma importância para que, desde 2016, o Conselho implantasse as campanhas” que ano a ano vêm aquecendo o comércio marabaense, sobretudo, nestes tempos de crise: Saldão de Aniversário, Feirão do Imposto, Liquida Geral e Um Sonho de Natal.
O presidente do CONJOVE agradeceu ainda a Raimundo Nonato Júnior, por ter também privilegiado o Conselho, ao colocar na nova Diretoria da ACIM dez integrantes do órgão que congrega os jovens empresários: “Júnior, pode contar comigo, pode contar com todos os outros membros da nossa Diretoria e a gente vai pra cima também, junto com você para continuar esse caminho de sucesso que a Associação Comercial faz”.
ASCOM/ACIM