EX-PREFEITO DE MARABÁ HAMILTON BEZERRA PROFERE PALESTRA NA ACIM

A ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá) recebeu na noite de segunda-feira, 21, em seu auditório, o ex-prefeito de Marabá, cientista social e professor de História, Hamilton Bezerra, que veio acompanhado da mulher dele, Ângela Bezerra, professora de Letras e Artes e bacharel em Turismo.

Radicados há 20 anos em Miami (EUA), eles trabalham com comércio internacional e, de passagem por Marabá, proferiram a palestra intitulada “É possível empreender em Cuba?”, baseada no que viram na ilha durante viagem de turismo.

Durante quase duas horas, Hamilton e Ângela Bezerra desmitificaram muito da imagem que se propaga daquele país, de um povo alegre e paradoxalmente infeliz, como definiram.

De acordo com o casal, é absolutamente impossível empreender em Cuba haja vista que 90% dos trabalhadores são empregados do governo e ganham salários baixíssimos de 36 dólares (cerca de R$ 146,06), os alimentos são comercializados pelo estado e racionados, pois 60% do que é consumido é importado. Não há indústrias e o comércio é muito fraco.

Ainda segundo, Ângela e Hamilton, os sinais de pobreza são visíveis por todos os lados e a miséria e a falta de oportunidades fazem com que os jovens não possam traçar seu destino, não vislumbrem um futuro promissor e nem sequer tenham sonhos.

O casal de professores detalhou ainda diversos aspectos da ilha de Fidel Castro, onde, pela beleza do litoral, o único negócio bem-sucedido por lá é o turismo, embora só beneficie uma parcela mínima da população e, sobretudo o governo, que fica sempre com a maior parte de tudo.

Diretores, associados e convidados elogiaram a iniciativa da Associação Comercial, avaliando que, além de tratar de empreendedorismo, como ações como essa disseminam também o conhecimento.

ASCOM/ACIM

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *