A ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá), representada pelo presidente Raimundo Nonato Araújo Júnior, o SINDICOM (Sindicato do Comércio de Marabá), representado pelo vice-presidente, Raimundo Alves da Costa Neto, e o secretário municipal de Comércio e Indústria, Ricardo Pugliese, entregaram, na manhã desta sexta-feira, 22, ao chefe de Gabinete da Prefeitura de Marabá, Walmor Costa, a Proposta de Retomada das Atividades Econômicas do Município.
O documento contempla todas as atividades consideradas não essenciais, mas deixa claro que a flexibilização da abertura do comércio não significa o relaxamento das medidas preventivas de controle sanitário, como o distanciamento social, a higienização para funcionários e clientes e o controle de entrada nos estabelecimentos do comércio e serviços da cidade.
“É uma proposta bastante ampla, que permite que nós possamos fazer uma abertura segura e permanente. Esperamos que, em poucos dias, tenhamos um novo encontro com o Poder Público e com o Comitê de Gestão de Crise, para que possamos homologar essa proposta”, afirma Raimundo Júnior, destacando que cada um sabe de sua responsabilidade, o prefeito, a comunidade e os empresários.
Para Raimundo Alves Neto, as entidades representativas do empresariado estão fazendo sua parte, ao sugerir ao prefeito e ao Comitê de Crise as propostas de reabertura do comércio gradualmente.
Vale ressaltar que o plano é baseado nos indicadores de controle e utilização dos leitos de UTI. Esses indicadores serão o termômetro para o caso de haver necessidade do fechamento do comércio novamente.
ACIM e SINDICOM compartilham da mesma posição com o Poder Público municipal, informando que são simpáticos ao movimento de sacrifício mútuo, mas, ressaltando que a proposta traz uma visão ampla de apoio e responsabilidade social para com a população e com o comércio local.
ASCOM/ACIM