Na reunião ordinária da última segunda-feira, 26, A Diretoria Executiva da ACIM recebeu representantes da mineradora Vale e da empresa que vai dirigir e executar a obra da guseira com a tecnologia Tecnored, que será implantada em Marabá. Na oportunidade, o executivo de Relações com a Comunidade, Saulo Lobo, esteve acompanhado do coordenador de Engenharia de Tecnored, Fabrício Froes, e do gerente de Implantação e Engenharia, Ronald Oliveira.
Ambos estão à frente do projeto de Tecnored, que começa a ser implantado, em Marabá, sendo primeira usina de gusa com essa tecnologia no Brasil. Na reunião, Fabrício e Ronald atualizaram a Diretoria da ACIM sobre a situação do projeto, informando que este já recebeu a Licença de Desmobilização da estrutura da antiga Ferro Gusa Carajás, para que a área possa ser liberada e, posteriormente, ali seja implantada toda a estrutura de engenharia civil que vai tocar a obra do Tecnored. A expectativa da Vale é de que a empresa comece a produzir em meados de 2023.
“A reunião foi bastante produtiva porque trouxe um pouco mais de clareza sobre o projeto e também acerca de algumas etapas que já estão planejadas. A Associação Comercial tem estreitado a relação com a Vale, com o objetivo de, não só cobrar a execução dos projetos que estão em andamento, mas também de atrair cada vez mais oportunidades de negócios para o município de Marabá no relacionamento com a companhia”, avaliou o presidente da ACIM, Raimundo Nonato Júnior, que coordenou a reunião.
O que é Tecnored?
Em vez das grandes dimensões dos altos-fornos, fornos com pouco mais de dois metros; em vez de extensas baterias de coque e plantas de sinterização, o uso diverso de matérias-primas não convencionais, desde a biomassa até resíduos de pneu. Estas são algumas características de uma tecnologia de redução de minério de ferro e resíduos ferrosos, genuinamente brasileira, que desde 2011 ganha espaço no mundo siderúrgico, com diferenciais de realização que, entre outras vantagens, reduz drasticamente o custo de cada tonelada de ferro-gusa. Além disso, permite uma flexibilidade operacional ao tornar mais fácil desligar e reiniciar o forno.
ASCOM/ACIM