ACIM INCIA AÇÕES PARA ALAVANCAR VENDAS AOS GRANDES EMPREENDIMENTOS

Com o objetivo de alavancar as vendas dos setores de comércio e serviços locais, aos grandes empreendimentos instalados no município, a ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá) iniciou uma série de ações cujo objetivo é identificar o que essas empresas necessitam e o que e, como, o mercado marabaense pode oferecer.

O que se observa frequentemente é que muitas compras são feitas fora do Estado, porque os interessados não encontram em Marabá aquilo que procuram. De outra parte é necessário que o comerciante ou prestador de serviços local se adeque às regras desse segmento consumidor para que possa fornecer a esses grandes empreendimentos.

A primeira dessas ações, aconteceu na tarde/noite de ontem, segunda-feira, 25, na sede da entidade, durante reunião com os responsáveis pelos Setores de Suprimentos da mineradora Vale, Saulo Lobo; Grupo Revemar, Nelson Bogaz Júnior; Sinobras, Rainner Caldeira Leite; e JBS/Friboi, Rodrigo Fagundes e Anderson Dias. Participaram ainda da reunião a diretora do Senai Marabá, Carliane Saraiva da Silva, e Marcel Souza, do Sistema Redes da Fiepa.

Os representantes das empresas falaram sobre como funcionam seus sistemas de compras e discorreram acerca das dificuldades que encontram em negociar como o comércio local e regional e acerca do que é necessário para que essa relação melhore e o volume de negócios possa aumentar significativamente.

Outro ponto levantado foi a carência de mão de obra local, quando se trata de alguns profissionais de áreas ou habilidades específicas, o que provoca a contratação de pessoas de outros Estados, uma vez que o mercado local não oferece opções.

Os diretores da ACIM, à frente o presidente João Tatagiba, concordaram em iniciar conversações com as empresas associadas, separando-as por segmentos de mercado, a fim de facilitar as ações e qualificação e capacitação e que elas possam mostrar seu potencial, seus produtos e serviços, suas logísticas e suas possibilidades de atendimento e, assim se tornarem conhecidas no mercado.

Quanto a esse aspecto, o representante do Redes/Fiepa, Marcel Souza, sugeriu e a sugestão foi imediatamente acatada, que as empresas passem a exibir seus portfolios nas redes sociais da ACIM e, assim, se façam conhecidas dos Setores de Suprimentos dos grandes empreendimentos. Ele sugeriu ainda que, além disso, em reuniões virtuais, devido à pandemia de covid-19, cada empresa se apresente aos representantes desses empreendimentos.

“O nosso trabalho é viabilizar o fornecimento local. Fazer com que o comércio local atenda mais, venda mais a essas grandes empresas. De forma que a gente consiga ocupar um espaço maior na área de compras dessas grandes empresas. Isso não é fácil, mais, nós vamos trabalhar e, se for preciso, qualificar os nossos associados para que isso aconteça”, observou João Tatagiba.

Marcel Souza, do Sistema Redes/Fiepa, disse que vê grandes possibilidades para o fornecedor local, “para que, cada vez mais, o percentual de compras, desses empreendimentos, aumente no comércio de Marabá”.

ASCOM/ACIM

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *