O secretário de Estado de Fazenda do Pará, René de Oliveira e Souza Júnior, deu posse na noite desta segunda-feira (14), ao novo Coordenador Regional da Sefa, Sandro Borsatto. A cerimônia aconteceu no auditório da ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá). Uma reunião entre empresários locais e o gestor da pasta da Fazenda Estadual antecedeu à solenidade de posse.
Pelo Governo do Estado, participaram ainda do ato o subsecretário de Fazenda Eli Sozinho Ribeiro e o Secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto. A plateia reuniu membros da Diretoria da ACIM, empresários e servidores da Sefa.

A solenidade foi aberta e presidida pelo Presidente da ACIM, João Tatagiba, que agradeceu a atenção especial dada pelo governo à Casa do Empresário de Marabá, e falou em união cada vez maior com o Estado, “construindo pontes e abrindo portas ao diálogo”, tudo pelo desenvolvimento de Marabá e da região. Tatagiba também deu as boas-vindas a Sandro Borsatto, desejou-lhe sucesso e disse que as portas da Associação Comercial sempre estarão abertas para ele.
O secretário René de Oliveira de Souza Júnior reforçou as palavras de Tatagiba e disse que essa foi uma das primeiras orientações do governador Helder Barbalho ao nomeá-lo secretário de Fazenda, a aproximação com o contribuinte, não para puni-los, mas para conhecê-lo, conhecer as demandas e cada um e realizar estudos para supri-las. E destacou ainda um detalhe: foi orientação do governador que a cerimônia acontecesse na sede da ACIM, como demonstração da firme aproximação entre a administração estadual e o empresariado marabaense.

O secretário Regional João Chamon enalteceu essa aproximação como uma das marcas do atual governo do Pará, destacando o papel da secretaria por ele dirigida, que encurtou o caminho entre os municípios regionais e a administração estadual e também louvou mais aquele momento de estreitamento das relações.

Eli Sozinho Ribeiro, subsecretário de Fazenda, falou dos avanços tecnológicos conquistados pela Sefa, nos últimos anos, os quais, além de aproximarem mais o contribuinte do órgão arrecadador, permitem que a qualquer momento se tenha um diagnóstico da arrecadação estadual, em tempo real.
Sandro Borsatto, que já passou pela Regional de Paragominas e pelo órgão central, em Belém, disse estar agradecido pela oportunidade e afirmou que se sente seguro ao aceitar o desafio de coordenar a Regional Marabá, com a arrecadação de 17 municípios sob sua responsabilidade.(ASCOM/ACIM)