Reunião marca um novo tempo no relacionamento entre a ACIM e a Vale

Com a presença do Presidente João Tatagiba e outros membros da Diretoria da ACIM, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 16, no auditório da entidade, reunião com executivos da mineradora Vale. O encontro, entre outros objetivos, teve a finalidade de informar sobre o andamento do projeto da planta de Tecnored a ser instalada no Distrito Industrial de Marabá. O projeto está em fase de finalização da contratação da empresa que irá realizar a supressão vegetal e a terraplenagem, com mobilização prevista para maio deste ano.

Estiveram na ACIM: o Gerente-Executivo Geral de Relações Governamentais, Luiz Ricardo de Medeiros Santiago; a Gerente de Relações Institucionais do Corredor Norte — Pará e Maranhão, Ana Carolina Alves; o Gerente de Relações Institucionais, Luiz Vale Veloso; o CEO da Tecnored, Leonardo Caputo; e o Analista de Relações Institucionais, Saulo Lobo.

Tatagiba deu as boas-vindas, agradeceu a presença dos representantes da Vale e disse que aquela era mais uma reunião de aproximação, de estreitamento de relações, a fim de estabelecer uma nova relação com a mineradora. Ele falou, ainda, acerca dos projetos da Vale para Marabá e região e, mais uma vez, destacou a importância do fornecimento de produtos e serviços por empresas locais.  

Luiz Ricardo Santiago agradeceu o convite, disse que tem pouco tempo na Vale — três anos — e falou da importância do relacionamento da mineradora com Marabá. Lembrou de projetos, de sonhos não realizados, da sociedade local, que esperava por empregos, educação, mas nada disso aconteceu.

Sem citar o nome, Santiago estava falando do projeto da Alpa, e afirmou “a época das promessas acabou”. Disse que, de agora em diante, tudo o que for projetado para o município será feito com pé no chão, com base real, será verdadeiro, e marcará uma época de relacionamento de longo prazo, “aberto, franco, positivo”.

Em outros momentos, estiveram no centro dos diálogos a Tecnored e um projeto de fabricação de tarugos, que serão repassados à Sinobras para que se transformem em laminados, num investimento de 300 milhões de dólares (aproximadamente R$ 1,53 bilhão). A construção da segunda ponte rodoferroviária do Rio Tocantins também foi tema da conversa.        

Joao Tatagiba avaliou a reunião como positiva e acredita que, depois dela, ACIM e Vale, vão viver, a partir desse encontro, um novo tempo, uma relação diferente, de mais consideração, mais amigável, com mais parceria. “Sabemos a importância da Vale para Marabá para a região, e não podemos nos isentar das nossas responsabilidades em relação à aproximação de um player tão importante pera a nossa comunidade”.

“Será uma nova relação, com projetos importantes para Marabá e região, fornecimento de mão de obra local e de produtos e serviços. Uma relação na qual a gente consiga, realmente, fornecer mais para a Vale e construir etapas diferentes do que foi até agora, um novo tempo. Para que isso aconteça, hoje recebemos o aceno positivo da Vale, o que nos deixa muito contentes”, resume o Presidente da ACIM.

(ASCOM/ACIM)

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *