A ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá), por meio do seu Conselho de Jovens Empresários (CONJOVE), implantou em Marabá, nos dias 4 e 5 passados, um polo do Programa Jovem Aprendiz Integrado. A inciativa, que foi possível graças a emenda do deputado federal Joaquim Passarinho (PSD/PA), contempla ainda os municípios de Belém e Santarém.
Em Marabá, a perspectiva é atender a 110 jovens de 16 a 22 anos de idade, sem Carteira de Trabalho Assinada. Eles serão qualificados e colocados no mercado de trabalho. O treinamento será feito por uma empresa especializada nessa área e terá lugar no auditório da ACIM, com três turmas.
O lançamento do programa se deu em dois dias de imersão. O primeiro, no auditório da ACIM, e o segundo no auditório do Senai. Muitos dos jovens inscritos já foram absorvidos por empresas de Marabá.
Para o Presidente do CONJOVE, Cyro Tida, que, ao lado de outros membros da Diretoria do Conselho, não mediu esforços para que o Jovem Aprendiz Integrado, que já existe em todos os Estados do Brasil, chegasse até Marabá, o desenvolvimento só acontece se tiver a educação como base. “A gente sabe que infelizmente não é da maneira que a gente gostaria. A gente vê isso nas empresas, a falta de qualificação, e a gente vai fazer o que precisa ser feito: qualificar e encaminhar para o mercado de trabalho; deixar esse jovem pronto pra qualquer que seja o ramo de atividade da empresa. Isso é um sonho que a gente vai realizar e estamos trabalhando pra acontecer”.

