ACIM reuniu Suprimentos da Vale e empresários locais como um novo passo nas relações de fornecimento

Com a presença diretores e associados, que superlotaram o auditório da entidade, a ACIM – Associação Comercial e Industrial de Marabá – promoveu na tarde/noite desta segunda-feira, 6 de junho, uma reunião com a Gerência de Suprimentos da Vale. O objetivo foi, como definiu o presidente da Associação, João Tatagiba, aproximar mais a mineradora e os fornecedores locais, a fim de estabelecer uma nova relação em que o empresário marabaense possa vender mais e prestar mais serviços à empresa, nos empreendimentos anunciados para a cidade.

Pela Vale estiveram presentes o Gerente-Executivo Geral de Relações Governamentais Luiz Ricardo de Medeiros Santiago; o Gerente de Relações Institucionais Luiz Veloso; o Gerente Executivo de Suprimentos para Operação Brasil Elberti Lopes; o Coordenador de Suprimentos para Projetos, Vinícius Mendonça; o Gerente Regional de Suprimentos para Operações – Corredor Norte; Rogério Amaral; e o Analista de Relações Institucionais, Saulo Lobo.

Durante a reunião, os executivos da Vale ouviram várias manifestações de diretores e associados como Jane Ladeira, Raimundo Nonato Júnior, José Benedito Ribeiro, Félix Miranda, Antônia Guimarães, Alberico Roque, Antônio Carlos Miranda, Agnaldo Reis, Raniery Soares, Rodrigo Barroso, e Paulo Ivan dos Santos. As manifestações foram de questionamentos, sugestões, pedidos de esclarecimentos, congratulações pelo momento de aproximação e também de críticas à mineradora.

João Tatagiba lembra da importância que a Vale tem para toda a região e para Marabá, principalmente, como o maior player com atuação no momento, mas afirma entender que as empresas marabaenses ainda fornecem pouco para a Vale.

“No meio desse caminho nós temos alguns entraves, como a qualificação quanto ao fornecimento, mas precisamos criar instrumentos, para que consigamos inserir o fornecedor local nessas obras anunciadas pela Vale, até mesmo na operação da ferrovia. Enfim, prestar mais serviços para a Vale. E construímos esse momento, com o Suprimento, com a seguinte proposta: nós precisamos mudar a nossa relação com a Vale, precisamos ser enxergados de forma diferente”, enfatiza o presidente da ACIM.

Para ele, a Vale precisa sentar com a Associação Comercial para ver o que pode ser criado a fim de que seja feito pela entidade um trabalho de inserção do fornecedor local. “Essa é a nossa intenção, nós temos de fornecer mais, haja vista que há esses projetos anunciados para os próximos anos e não podemos repetir falhas do passado, de grandes investimentos que aconteceram e nós participamos muito pouco”.

Por isso Tatagiba convidou a Vale e afirma estar construindo uma nova relação com a mineradora, a qual sinalizou que irá absorver as propostas da ACIM quanto a resolver melhor os problemas que surgirem nesse caminho e absorver melhor as demandas do empresariado local. “E assim a gente criar uma nova relação de ganha-ganha. Essa é a nossa intenção, por isso estamos trabalhando incansavelmente para ocupar um espaço maior, vender mais, gerar mais empregos e, assim, gerar mais riqueza”, afirma João Tatagiba.

Para o Gerente-Executivo Geral de Relações Governamentais da Vale Luiz Santiago, a reunião foi muito importante para a mineradora, porque consolida aquilo que tem sido um processo de longo prazo de fortalecimento de diálogo da Vale com os empresários locais, por meio da ACIM: “Esse é o propósito, aproximar a Vale do empresariado local. Esse é um trabalho que a gente vem fazendo ao longo dos anos e a ACIM tem um papel importante nesse trabalho, para ser o local dessa aproximação, de geração de emprego e fomento local. E aí sempre observando o relacionamento da Vale com os empresários locais.”

O Gerente Executivo de Suprimentos para Operação Brasil Elberti Lopes; o Coordenador de Suprimentos para Projetos, Vinícius Mendonça; e o Gerente Regional de Suprimentos para Operações – Corredor Norte; Rogério Amaral reforçaram as palavras de Luiz Santiago, mostraram em números o desempenho das empresas de Marabá que já fornecem para a Vale, e detalharam, também em números as obras de planta de Tecnored e da obra da segunda ponte rodoferroviária.

A partir dessas exposições eles e afirmaram que é possível melhorar muito a relação da mineração com o fornecedor marabaense, e propuseram o que podem ser os próximos passos para esse fortalecimento.

Propostas de Próximos Passos

Mapeamento da oferta local – Em conjunto com a ACIM mapear a oferta local com o detalhamento da categoria de atuação, porte, capacidade de instalada, experiências etc.

Cadastro e certificação de fornecedores – Suprimentos da Vale estará efetuando o cadastro de empresas com capacidade de atendimento, aderente com a demanda.

Potencializar participação de empresas – Empresas com comprovada capacidade de atendimento serão convidadas para processo na região e/ou regiões de interesse.

Rotina periódica – Em conjunto com a ACIM estabelecer uma rotina de trabalho, com objetivo de criar um plano de atuação.

• Rotina periódica de acompanhamento das ações.
  • Pano de Eventos: Rodadas de Negócios, Café com Negócios, apresentação de projetos.
  • Conexão de grandes empresas de projetos com a ACIM.

ASCOM/ACIM