Reunião entre ACIM, Vale e contratadas mostra, em números, obras da Planta de Tecnored e da segunda Ponte do Rio Tocantins

Em mais uma reunião de acompanhamento de dois grandes empreendimentos da Vale em Marabá, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 23 de novembro, na Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM), a Construtora IMC Saste e o Consórcio Ponte do Rio Tocantins, informaram à entidade a respeito do andamento das duas obras, quanto à aquisição de produtos e serviços na praça local, assim como a contratação de mão de obra na cidade.

A IMS Saste trabalha nas obras civis da Planta de Tecnored da Vale, no Distrito Industrial de Marabá e, conforme demonstrado pelo gestor de Contratos da empresa, Victor Batista, desde junho passado, quando as obras iniciaram, os serviços contratados em Marabá já totalizam R$ 3.458.175,30.

Esses serviços são: destinação de resíduos, fornecimento de alimentação, fornecimento de concreto, locação e equipamentos, locação de tendas, locação de veículos, manutenção de frota, medicina ocupacional e serviços de treinamento.

Quanto à aquisição de insumos e ferramental, no comércio local, as compras totalizam, no mesmo período, R$ 736.887,38, em: comunicação visual, equipamentos de segurança, equipamentos médicos, equipamentos para escritório, ferramentas, forros e acabamentos, insumos de higiene, aquisição de tendas, mobília de escritório, peças metálicas, informática e tintas.

Em relação à mão de obra contratada, 100% são do Estado do Pará, ainda segundo o relatório da IMC, mais especificamente da região, sendo 196 de Marabá, 20 de Parauapebas, um e Canaã dos Carajás, um de Pau D’Arco e um de Breu Branco, totalizando 219 trabalhadores, o que gera uma massa salarial bruta – aí incluídos os encargos sociais – de R$ 2.438.693,69, por mês.

Ponte

Pelo Consórcio Ponte do Rio Tocantins (CPRT), que executa as obras da segunda ponte rodoferroviária da Vale em Marabá, se pronunciou o diretor de Administração e Finanças, Rafael Cheruli. Ele iniciou sua exposição falando sobre os fornecedores cadastrados no portal do CPRT, considerados aptos a fazer negócios com o consórcio.

São 272 empresas de: fornecimento de produtos e materiais, serviços de engenharia, saúde/segurança/meio ambiente, locação de equipamentos, alimentação, locação de veículos, treinamentos, hotelaria, seguros, comunicação visual, aluguel de imóveis, serviços de manutenção, refrigeração, fretes e carretos, lavanderia e serviços de informática.

O montante de contratações realizadas, desde o início da etapa assumida pelo Consórcio, em abril passado, já chega a R$ 92.457.681,00. Desse total, R$          87.806.475,00 foram contratados com fornecedores genuinamente locais; e R$ 4.651.205,00, com fornecedores locais, mas não genuinamente da cidade. Vale ressaltar que esses contratos variam de um a 40 meses.

Conforme o demonstrativo, o faturamento dessas empresas, até o momento, foi de R$ 29.124.943,00 e, desse montante, R$ 25.980.991,00 foram pagos a empresas genuinamente locais; e R$ R$ 3.643.951,00, a empresas locais. Os genuinamente locais totalizam 139; e os locais 31, somando 171 fornecedores até o momento.

Atualmente o empreendimento emprega 1.637 pessoas, entre abastecedor, ajudante, ajudante eletricista, ajudante de manutenção, almoxarife, analista administrativo, financeiro, analista de BIM, analista de compliance, analista de engenharia, analista de suprimentos I e II, apontador, armador, assistente administrativo I e II, assistente contábil II, assistente de manutenção, assistente social e assistente técnico.

Essa mão de obra é genuinamente marabaense, vem crescendo desde o início da segunda etapa, há seis meses, e já chega a uma massa salarial líquida – o que vai para o bolso do trabalhador – de R$ 15.804.337,27.

A reunião foi coordenada pelo presidente da ACIM, João Tatagiba e teve a participação dos diretores Caetano Reis (que também é secretário municipal de Comércio, Indústria, Mineração, Ciência, Tecnologia e Turismo), Alberico Roque, Ítalo Ipojucan Costa, Delano Remor, Agilene Sá, Quelma Chaves, César Olivi e do gestor Marcelo Maximino.

Pela Vale, estiveram presentes a gerente Regional de Suprimentos, Luciana Jardelino, assessorada pelas analistas Wathina Borges, Ionara Ribeiro e Camila Carvalho; e o gerente de Relações Institucionais Saulo Lobo.

João Tatagiba se disse satisfeito com esse novo modo de relacionamento da Vale com a Casa do Empresário de Marabá, destacando que esse avanço, onde as contratadas da mineradora prestam contas do que está sendo adquirido e contratado em Marabá, do que fica na cidade, do que gira no comércio local a cada empreendimento, é fruto de dois anos e meio de conversações com a direção da empresa.

Ele agradeceu a presença e o interesse da Vale, por meio de suas representantes e disse esperar que esse relacionamento fique cada vez mais estreito, em nome da boa parceria com a mineradora e do desenvolvimento local. Luciana Jardelino, que acompanhou atentamente cada exposição, fazendo anotações o tempo todo e emitindo sugestões e orientações, manifestou satisfação com as apresentações e com a iniciativa da ACIM, considerando a iniciativa tão importante, a ponto de sugerir, inclusive, que essa prestação de contas, que ocorre de dois em dois meses, passe a acontecer mensalmente. (Ascom/ACIM)