O Feirão é uma realização da CONAJE (Confederação Nacional de Jovens Empresários), em parceria com os Conselhos de Jovens empresários e Associações Comerciais por todo o Brasil. Aqui em Marabá já faz parte do Calendário de eventos e campanhas da ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá), por meio do CONJOVE e conta com diversas empresas participantes.
O presidente do CONJOVE de Marabá, Dennys Rocha aproveita para reforçar o convite para que todos participem do Feirão do Imposto 2024, que iniciou na última segunda-feira (21) e vai até o sábado (25), quando acontece o “Dia D”.
“Agradeço o espaço e reforço mais uma vez o convite a todos vocês para participarem do Feirão do Imposto. Para quem não sabe o Feirão é um grande movimento de conscientização voltado para toda a população sobre a carga tributária aplicada em todos os produtos que consumimos. Precisamos entender melhor sobre o assunto para poder cobrar das autoridades uma Reforma Tributária justa e eficiente, e também que esses recursos arrecadados sejam aplicados em benefício de todos”, afirma ele.
A opinião é compartilhada pelo presidente da ACIM, João Tatagiba: “O Feirão do Imposto, quando os estabelecimentos parceiros vendem produtos ou serviços com preços sem impostos, é uma forma de mostrar à população o peso da carga tributária que incide sobre tudo o que adquirimos. É ali que o consumidor vê o quanto pagamos, de impostos, além do preço real do produto, mas nem sempre vemos o retorno desses tributos em forma de benefícios à população”.
Parceiros
Este ano, os parceiros do Feirão do Imposto, que estão oferecendo produtos e serviços com o valor sem a carga tributária são: Mirante Empreendimentos, InvestSolar, Casa da Piscina, Marte Casa e Campo, Nutrisolo, Satis Burguer, Barredos Steak House, Galeria da Pizza e Fisio + Clínica de Fisioterapia.
O ponto alto do Feirão é o Dia D, que acontecerá no Posto 26, neste sábado, dia 25, a partir das 8 da manhã, o posto ofertará 3.000 litros de combustível sem imposto. No local haverá também diversas empresas ofertando itens sem imposto para o marabaense aproveitar.
Quanto já recolhemos de impostos este ano?
Às 7h25 desta quarta-feira (22), o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo, atestava que, desde o dia 1º de janeiro deste ano o brasileiro já havia desembolsado, com impostos o mega valor de 1.437.062.880.579,21 (um trilhão, quatrocentos e trinta e sete bilhões, sessenta e dois milhões, oitocentos e oitenta mil, quinhentos e setenta e nove reais e vinte e um centavos).
Brasileiro paga impostos desde o momento em que acorda
Quando você acorda e liga a lâmpada, já paga 37,84% no preço dela; e 48% na conta de energia. Quando parte para a primeira higiene do dia paga 34% no preço da escova dentes, 31,37% no valor da pasta e 37,88% na conta da água. Você vai ao vaso sanitário e já está contribuindo com 32,55% no imposto do papel higiênico.
Ao fazer a barba, lá vão 40,78% de impostos no preço do barbeador e 57,05% no do creme de barbear. Você entra embaixo do chuveiro e já vai pagando 31,13% no valor do sabonete. Acaba o banho e se enxuga com uma toalha que traz embutidos no preço 26,05% de impostos.
Entra no quarto, usa o desodorante e paga 37,37% de imposto. Veste cueca, 34,57%; calça, 37,67%; e camisa, 34,67%. Calça meias, 34,567%; e sapatos, 36,17%.
Na cozinha toma um café, 16,52%; com leite, 28,17; e adoça com açúcar, 30,60%. Pega um pãozinho francês, 16,86%; e passa manteiga, 33,77% de imposto.
E isso tudo ainda sem colocar os pés para fora e casa nem ligar o celular…
(ASCOM/ACIM)