Na noite do último dia 1º de outubro, o consultor Clauber Araújo, da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), esteve na ACIM, onde ministrou um treinamento estratégico para parte da diretoria e ao pessoal do Administrativo da entidade. A oficina faz parte do Programa de Fomento e Crescimento das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) do Pará e Fortalecimento das ACEs (Associações Comerciais e Empresariais) do Sistema CACB, que está sendo promovido em 400 associações comerciais de todo o País.
Na ocasião, Clauber, que é administrador de empresas, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, consultor do sistema Sebrae há mais de 20 anos, e já trabalhou com políticas públicas, disse que é necessário que muitas associações comerciais façam alguns ajustes para ter um melhor desempenho organizacional.
“A associação comercial só pode transmitir algo pra o seu associado quando ela tem o conhecimento. Então, esse projeto da CACB hoje contempla 400 associações comerciais em todo o País. No Pará, nós trabalhamos atualmente com dez associações comerciais e a de Marabá é um uma delas”, detalha ele.
Durante o treinamento, Clauber fala de ações estratégicas que podem fazer com que a associação tenha melhor desempenho organizacional, melhor desempenho estratégico e melhor geração de oportunidade de negócios para os seus associados promovendo um desenvolvimento interno entre eles. “como, quem é associado, compra de quem é associado”.
“Nós estamos trabalhando com quatrocentas associações. Então esse network entre associações do Maranhão, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e de Goiás, pode ser compartilhado, trazendo casos de sucesso, trazendo situações que foram favoráveis em outras associações”, explica.

Em julho passado, aconteceu, em Belém, a primeira etapa do programa, onde esteve presente, durante três dias, o Gestor Administrativo da ACIM, Marcelo Maximino participar três dias de minicurso, focado em técnicas e estratégias, voltado para esse fortalecimento.
“E agora, recebemos a visita do Clauber, que veio reforçar, junto com a equipe administrativa e alguns diretores, as estratégias que estão sendo elaboradas para poder potencializar o fomento das instituições e, consequentemente dos seus associados”, disse Marcelo.
Para ele, o treinamento foi muito relevante. “Percebemos que algumas coisas já eram realizadas dentro da associação e que outras a gente precisava implementar. Então, foi de grande valia e já estamos tomando as medidas pra que possamos adequar o nosso processo de inverno e emprestar um serviço melhor para os nossos funcionários”, avaliou o gestor.

Na opinião da Assistente Administrativa Nice Alencar, o treinamento ministrado por Clauber Araújo foi bastante proveitoso e abriu a mentalidade dos participantes sobre as formas de como ajudar a associação a ganhar mais associados. Mostrou também que a ACIM tem recursos para isso, mas que, ainda não havia percebido isso.
“O treinamento nos mostrou a ver, com outros olhos, o associado, para a geração de oportunidades e negócios, e valorização do relacionamento entre os associados, promovendo mais cursos, mais recursos e oferecendo mais serviços aos associados. E nos mostrou, também, como o trabalho pode fluir melhor no Administrativo”, concluiu Nice.
(Ascom ACIM)