Assembleia Geral aprova importantes mudanças no Estatuto Social

Aconteceu na tarde/noite de 21 de outubro, Assembleia Geral Extraordinária (AGE), em que foram coloacadas em votação e aprovadas, por unanimidade, alterações nos artigos 22, 24 e 42 do Estatuto Social da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM). As mudanças foram resultado de quatro reuniões consecutivas, nos meses de setembro e outubro, com a presença de mais de uma dezena de diretores, em cada uma, nas quais as modifcações foram discutidas exaustivamente.

A abertura da AGE foi feita pela Presidente da ACIM, Nilva Nogeuira Fernandes Olivi, que falou da necessidade das mudanças, agradeceu à presença de Diretores e outros Associados, em núnero superior a 50, garantindo quórum mínimo para votação, e passou a direçao dos trabalhos ao Presidente de Assembleia-Geral, Eugênio Caetano Alegretti Neto.

Eugênio fez a leitura do Edital de Convocação da AGE, assim como apresentou as justificativas para essas alterações e detalhou como era a redação antiga dos três artigos, e como ficou após as sugestões colhidas nas reuniões prévias.

Redução no número de diretores

O artigo 22, que na redação anterior, fixava a Diretoria Executiva em 25 membros, com a mudança diminuiu esse número para 7 integrantes. A justificativa foi de que, nos últimos ciclos eleitorais, tem-se observado uma crescente dificuldade na formação de chapas completas para as eleições, devido ao número elevado de cargos diretivos. “Além disso, após a eleição, há uma baixa participação efetiva de alguns membros eleitos nas atividades diárias da entidade, o que impacta a eficiência operacional e o planejamento estratégico”.

Assim, a redução da diretoria executiva para 7 membros possibilitará uma maior integração entre os membros, facilitando a tomada de decisões e a implementação de ações em benefício da entidade e dos associados. A nova composição manterá representatividade e, ao mesmo tempo, garantirá uma gestão mais dinâmica e comprometida.

Mandato de três anos

Quanto ao artigo 24, que trata sobre o mandado do presidente, que na redação anterior fixava esse tempo em dois anos, com a possiblidade de reeleição para período seguinte, após a modificação, ficou estabelecido que o mandato, já a partir da eleição deste ano, passará a ser de três anos.

Entretanto, o presidente, ao final do mandato, só poderá voltar a disputar eleição para o mesmo cargo, após dois períodos de três anos. Ou seja, após os mandatos de dois outros presdientes.

“Dessa forma, evita-se a sobreposição com o calendário eleitoral do País, permitindo uma maior continuidade administrativa, favorecendo o planejamento estratégico de médio e longo prazo. Essa mudança garantirá que o Presidente e sua diretoria possam implementar seus projetos de forma mais sólida, consolidando as ações propostas e trazendo benefícios sustentáveis para a associação e seus associados”, diz a justificava.

Conselho Superior

O artigo 42, que trata do Conselho Superior, antes formado pelos ex-presidentes da ACIM e presidido pelo último presidente da entidade a deixar o cargo, após a mudança ficou da seguinte forma: “O Conselho Superior será composto exclusivamente por ex-presidentes que tenham exercido ao menos metade do período do mandato de presidente da ACIM e ainda de associados que receberem comenda por relevantes serviços prestados à entidade”.

Essa mudança se justifica para que o Conselho seja composto por associados que tenham vasta experiencia em gestão e que assim possam contribuir com as pautas do Conselho Superior.

“Atualmente a Presidência do Conselho Superior é exercida pelo Presidente da ACIM que deixa o mandato. Geralmente esse diretor deixa a função de Presidente muitas vezes cansado das funções que exerceu, e emendar um mandato de Presidente do Conselho Superior de forma automática pode enfraquecer a sua atuação. Nesse sentido, propõe-se que o Presidente do Conselho Superior seja eleito dentre os membros, possibilitando melhor oxigenação e efetividade ao Conselho, propõe-se ainda que o Presidente eleito, nomeie dois vice presidentes para auxiliá-lo na gestão”.

Ao final das leituras, Eugênio Alegretti colocou em votação as mudanças nos três artigos do Estatuto Social. A aprovação foi unânime. A Presidente agradeceu a presença de todos em tão importante momento e encerrou a AGE.(Ascom/ACIM)

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *