Uma noite recheada de histórias de resiliência, criatividade, persistência, independência, superação, lutas. Todas narrativas emocionantes e inspiradoras. Assim foi a Roda de Conversa que levou ao auditório da ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá), na noite de terça-feira (12/11), dezenas de mulheres empresárias, para celebrar, com antecipação o, Dia do Empreendedorismo Feminino, cuja data é 19 de novembro.
O evento foi aberto e conduzido pela Analista de Suprimentos – Vale Corredor Norte, Wathina Borges, destacando que a ocasião era especial, em alusão ao Dia do Empreendedorismo Feminino. “Que vocês possam aproveitar esse momento aqui conosco, essa troca de experiências e também compartilhar, crescer e que possamos sair daqui renovadas, mais ainda do que quando chegamos”.
A empresária Agilene Sá, Diretora Financeira da ACIM e Vice-Presidente do Conselho da Mulher Empresária – o ACIM Mulher – representando a Presidente Rosângela Machado (impossibilitada de comparecer ao evento), também deu as boas-vindas às convidadas. “É um prazer ter vocês aqui conosco. O intuito do Conselho é promover, incentivar, motivar, criar conexões e avançar no empreendedorismo feminino”.
A Presidente da ACIM, empresária Nilva Olivi, também deu as boas-vindas e explicou que o evento estava ocorrendo com uma semana antes da data oficial, em razão de dois feriados em dias próximos ao 19 de novembro. Ela lembrou que a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), como o objetivo de conscientizar sobre os desafios enfrentados pelas mulheres líderes de empreendimentos, que geram empregos, desenvolvimento e transformação social.
“Hoje, no Brasil, de acordo com o Sebrae, nós temos mais de 11 milhões de empreendedoras. É um número bem expressivo”, destacou a Presidente, lembrando que, historicamente, as mulheres tiveram muita dificuldade para começarem a empreender.
“Se nós formos ver a história do empreendedorismo, vamos ver que é uma história de lutas, para vencer barreiras, derrubar preconceitos, ao longo de toda a história da mulher”, rememorou, salientando que, atualmente, a situação é outra: “Hoje a gente vive o auge desse reconhecimento. É o reconhecimento de construção da mulher, na sociedade, e as transformações advindas desse posicionamento feminino. Hoje, eu acho que não tem volta. A mulher está tomando conta, realmente, da própria vida. E isso, historicamente, é uma vitória”, comemorou Nilva Olivi.
Em seguida, ao lado da Presidente, ocuparam as posições à frente da plateia Agilene Sá, a também Conselheira do ACIM Mulher Nívea Sampaio, Eliane Marassato, Gerente Suprimentos Metais Básicos Vale, Luciana Jardelino, Gerente Regional Serra Sul Vale Corredor Norte, e Viviane Hoshino Gerente Contratos Vale Corredor Norte. Essas líderes da mineradora foram as convidadas especiais da noite e contaram grandes histórias de vida. O evento prosseguiu com outras narrativas de lutas e protagonismo feminino, várias delas levando emoção à plateia, que aplaudiu cada uma das protagonistas.
(Eleuterio Gomes – Ascom/ACIM. Fotos: Igor Leite)