Presidente da ACIM participa, em Belém, de reuniões na Alepa e na Codec

O Presidente da ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá), João Tatagiba, participou, em Belém, na terça-feira, 17, de duas importantes reuniões. A primeira, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e a segunda na Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec).

Na Alepa, Tatagiba atendeu a convite da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Vale, cujos membros se reuniram com os integrantes da CPI do Salobo – esta instaurada na Câmara Municipal de Marabá -, com a presença do vice-prefeito de Marabá, Luciano Lopes Dias, e prefeitos ou representantes de municípios vizinhos.

O objetivo do convite foi colocar o Presidente da ACIM a par do andamento dos trabalhos da Comissão; e ter a participação dele com proposições a fim de enriquecer o debate.    

Instado a falar sobre o assunto, João Tatagiba deixou a proposta de que a CPI, em conjunto com a Vale, crie instrumentos que consigam inserir melhor o fornecedor local nos projetos implantados pela mineradora. “Ou seja, criar instrumentos de inserção do fornecedor e da mão de obra local”.

Tatagiba propôs também que seja democratizado o sistema de exploração mineral no Estado, com a Vale repassando as outorgas de pequeno porte, que são inviáveis para a mineradora, a pequenas empresas de mineração: “Para que a exploração seja pulverizada às empresas menores e, assim, gere mais emprego e renda”.

Na Codec, o Presidente da ACIM mais uma vez tratou das pendências do Distrito Industrial de Marabá, que precisa se desocupado, além de equacionar uma série de questões relativas ao parque industrial.

ASCOM/ACIM

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *