ACIM, Sebrae e Faciapa lançam o Projeto Delas – Mulheres de Negócios  

Com o auditório da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM) repleto de empreendedoras, aconteceu na noite desta quinta-feira,25, o lançamento do Projeto Delas – Mulheres de Negócios – Desenvolvendo Empreendedoras & Líderes Apaixonadas pelo Sucesso. Resultado de parceria entre a ACIM, Sebrae Pará – Regional Carajás e Faciapa, o evento teve como palestrantes a vice-presidente Norte do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB, Denise Araújo; a vice-presidente do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial  – ACIM Mulher, Nilva Fernandes Olivi; a diretora Administrativa e Financeira do Sebrae Pará, Cássia Costa Rodrigues; e a diretora Regional do Sebrae, Alrilene Silva. A mediação foi feita pela diretora de Relações Públicas da ACIM e conselheira do ACIM Mulher, Quelma Gonçalves, que também organizou o evento.         

Para o presidente da ACIM, João Tatagiba, que deu as boas-vindas ao público de empreendedoras e às convidadas, o lançamento do projeto teve e uma importância muito grande, pois veio ao encontro dos propósitos da Associação Comercial quanto à atuação do Conselho da Mulher Empresária, que é incentivar o empreendedorismo feminino.

Para o presidente da ACIM, o encontro foi um avanço

“Nós temos aí um universo de empreendedoras que precisam de maior atenção, precisam ter suas capacidades potencializadas. E o Sebrae vem, com a ACIM, procurando dar maior apoio a esse universo. Por isso, eu acho que foi mais um encontro para trazer empreendedoras que ainda não fazem parte do ACIM Mulher, para que a gente consiga realmente fazer com que essas pessoas se sintam mais acolhidas. Esse foi o grande propósito”, avaliou Tatagiba.

Ele destacou que ali estava um público muito seleto de pessoas que não têm o costume ir até a Associação Comercial, conhecer o trabalho da entidade e conhecer também algo sobre a cidade, sobre as potencialidades da cidade que precisam ser exploradas. “Então, eu vejo que foi um avanço, porque nós conseguimos passar para essas empreendedoras as potencialidades que a cidade tem e que precisam ser trabalhadas. Enfim, eu vejo que esse deve ser o primeiro de uma série desses encontros”.

Nilva Fernandes, vice-presidente do ACIM Mulher, detalhou que se trata de um projeto de assessoria a empresárias, voltado ao empreendedorismo feminino, que auxilia a empreendedora em todos os sentidos, em todos os processos das empresas, na fase inicial do empreendimento até a execução, com especialistas capacitados em cada área.

Nilva Olivi, do ACIM Mulher, destaca o grande interesse de todas as participantes  

“Na realidade, é uma consultoria e, como engloba toda a empresa, todos os assuntos inerentes a uma empresa, são várias fases nesse processo e tem uma duração de acordo com a necessidade de cada empreendedora. O evento foi muito importante porque é uma parceria do Sebrae com a Associação Comercial, com a participação do Conselho da Mulher, voltado ao empreendedorismo feminino”, ressaltou.

Nilva lembra que não é de hoje que o Sebrae é parceiro da Associação e diz que o auditório estava repleto e todas as participantes muito interessadas. “Isso é muito bom porque a gente capacita, qualifica as mulheres que gostam de empreender, cuja vida é voltada ao empreendedorismo, e elas se preparam para as novidades que estão chegando à cidade. São mais preparadas para enfrentar as situações. É muito importante essa parceria voltada ao empreendedorismo, para qualificar as empreendedoras”.

Alrilene Silva explicou que o projeto tem como objetivo o fortalecimento do empreendedorismo feminino e das lideranças femininas. “E, para que essas mulheres possam ser protagonistas dos seus negócios e estejam à frente deles através da liderança, esse projeto prepara as mulheres a atuarem no mercado com mais efetividade e mais sucesso”, disse.

Para isso, primeiramente, é feito um diagnóstico para que a empreendedora seja direcionada a uma trilha de capacitação, sejam palestras, oficinas, consultorias ou encontros de negócios. “Sabemos que só a educação transforma, não é? Então, o projeto nada mais é que a educação empresarial para o público feminino, focado em resultados efetivos. E as mulheres de Marabá e região, porque teve gente que veio de fora, são mulheres empreendedoras, são mulheres que já fazem essa conexão”, acentuou.  

Aurilene Silva, do Sebrae, comemora a realização de negócios já no lançamento do projeto

Daí, segundo Alrilene, a importância da representante do associativismo feminino no Estado, Denise Araújo, para mostrar que toda essa conexão e essa preparação têm de existir mais que, para isso, é necessário que as mulheres se conectem.

“E como é que elas se conectam? Pelo associativismo. Se conectar para o maior fortalecimento de cada negócio que estão à frente. Daí a importância da união dessas entidades. O Sebrae com a sua expertise de fomentar o empreendedorismo, a ACIM e a Faciapa na expertise do associativismo, juntando tudo isso, gerando essa conexão para que cada uma delas tenha mais sucesso”, pontua a gerente Regional do Sebrae PA.

Na avaliação de Aurilene Silva, o evento foi excelente, ressaltando que, já nesse primeiro encontro houve conexões que geraram negócios por meio da parceria de duas empresas que estiveram presentes. “Sem nem iniciar o projeto, já tivemos resultados muito positivos nesse encontro”, comemorou.

ASCOM/ACIM (IMAGENS: JARLISSON PAIVA)

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *