ACIM Solidário foi bem mais que um bazar beneficente

Bem mais que um bazar beneficente. Foi assim, na manhã deste sábado, 9 de dezembro, o ACIM Solidário, iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Marabá, por meio do Conselho da Mulher Empresária – o ACIM Mulher. A ação de solidariedade teve brechó, cuja renda será revertida em favor do Instituto Esperança e Vida, que trabalha com apoio a pacientes com câncer.

A ação contou ainda com atendimento médico e odontológico, atendimento de cartório, com a emissão de segunda via de Certidão de Nascimento e reconhecimento voluntário de paternidade, embelezamento, recreação e distribuição de brinquedos.

Agilene Sá, presidente do ACIM Mulher, disse ter ficado muito feliz com a ação, que, além de beneficiar o Instituto Esperança e Vida, pode proporcionar vários atendimentos à comunidade do entorno da entidade empresarial.

“A proposta este ano foi realmente voltar mais o olhar para a sociedade, porque a nossa entidade, além de cuidar dos empresários, ela também cuida da sociedade”, disse ela dirigindo agradecimentos a todos os parceiros da ACIM na grandiosa ação.

O presidente da ACIM, João Tatagiba, disse que a Associação Comercial este ano abriu ainda mais o seu leque de atuação nas causas sociais.

“Historicamente nós já temos um bazar solidário em que a gente doa toda a arrecadação a uma instituição de apoio a portadores de câncer e este ano nós alargamos nossas relações, com a parceria de outras instituições que estão nos ajudando”, explicou o presidente.

“Este ano não temos só a ação solidária. Nós estamos promovendo uma ação cidadã. É a Associação Comercial olhando também as questões sociais de toda a população”, sublinhou.

O presidente de Assembleia-Geral da ACIM, Eugênio Alegretti, salientou que a ação deste sábado fugiu um pouco a razão de ser da ACIM, cujo foco é sempre é questão do desenvolvimento econômico, mas ele também entende que a questão social não pode ficar pra trás.

“Então, essa ação solidária, capitaneada aí pelo ACIM Mulher, através da sua presidente Agilene, e a sua diretoria, que promoveram essa bonita ação, certamente traz impactos positivos para a sociedade”, avaliou.

Sobre o Instituto Esperança e Vida

O Instituto Esperança e Vida completou em 2023 nove anos de atuação em Marabá, tendo na presidência Aparecida Ferreira. A entidade atende hoje a 83 famílias de pessoas portadoras de câncer, com cestas básicas, medicamentos, passagens para tratamento fora de Marabá, alimentação, acompanhamento com nutricionista, psicólogo, mastologistas e advogados.

“Na medida do possível, quando nos procuram, o que a gente pode fazer, a gente faz”, afirma Aparecida, explicando que o Instituto atende a pessoas com todo tipo de câncer e aos familiares dessas pessoas. “A gente sabe que, quando há uma pessoa acometida de câncer, a família adoece mais que o próprio paciente”, explicou.

Aparecida Ferreira disse que o sentimento é de gratidão à ACIM, que junto com os parceiros promoveu a ação: “Para nós, vai ser muito importante. Estamos aí fechando ano, então vai ser uma arrecadação bem significativa para que a gente possa ajudar as pessoas neste final de 2023”.

Parceiros

A ACIM, o ACIM Mulher e o Instituto Esperança e Vida agradecem a valiosa e muito importante colaboração dos seguintes parceiros:

Odonto Company

Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial)

Exército, por meio da 23ª Brigada de Infantaria de Selva

Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)

Ilha Produções

Cartório do 2º Ofício Michels